Tuesday, February 14, 2006


Sabores a Brasil

Já na última semana de Brasil, tentamos guardar na memória o sabor do exotismo que se liberta nas suas maravilhosas frutas, vegetais e carnes.

Garantidamente ganhámos peso, pois deixámo-nos levar pelos seus cheiros e rapidamente ganhámos o gosto de provar, saborear e repetir ...

Logo pela manhã, as cores perfumadas dos frutos são uma tentação - mamão, melancia, melão, maracujá, ou o delicioso abacaxi com hortelã ... - tudo disponível para trincar ou simplesmente beber, nos sucos espremidos na hora que são um claro elixir à boa disposição.
Claro que outros frutos bem deliciosos estão disponíveis mas, não sendo da época, só em polpa (como é o caso da acerola ou do caju).

Para refeição, a tradição da carne com arroz, feijão e farofa deu-nos as boas vindas, logo no Rio de Janeiro, no PORCÃO. E recomendamos duas deliciosas descobertas: a Picanha Borboleta (cortada em finas tiras, tenrinha e com sabor leve a alho) e a Picanha Gaúcha (um naco de carne mais grosso, de deixar água na bouca).

Pela mão do Santa Gula, em S. Paulo, provamos a Desfiada, carne seca no sal, servida desfiada e acompanhada com legumes (onde o puré de abóbora é divinal). Também o Picadinho, tipo Pica-Pau, é uma viagem pelo mundo da carne, no seu melhor.

E no Pantanal, já na Fazenda Xaraes, descobrimos as múltiplas facetas da Mandioca - no seu caldinho, no guisado junto com a carne de de vaca, no seu puré com cenoura, ou mesmo sozinha, frita ou cozida, com o sabor que a terra lhe deu.
Os vegetais aqui são tratados de uma forma bem aromatizada, acompanhando a carne de vaca (guisada, com cebola, frita ou panada), a galinha ou o peixe do rio e fazendo desse casamento um prato cheio de cor, arte e puro deleite do sabor. E são disso exemplos, a par da mandioca, a couve flor gratinada, a beringela grelhada, os tomates recheados com queijo e farofa, a acelga às rodelas, o chuchu refogado ...

Engraçado ainda descobrir como o nosso Pastel de Bacalhau, aqui baptizado de Bolinho de Bacalhau, é famoso e vulgar em qualquer Botequim do Brasil, de braço dado com o Pãozinho de Queijo.

Para terminar, como sobremesa, provamos e repetimos o delicioso Doce de Leite e também recomendamos a tarte de maracujá ou de limão. E, claro, nao esquecer o brigadeiro de tamanho grande que o Joao adorou ...

Humm....muitas razões para uns quilinhos a mais!
Para que possam partilhar estas experiências connosco, visitem este gostoso site de receitas brasileiras - tudogostoso.uol.com.br.

4 Comments:

Blogger Bluedog said...

Hhhmmmmmm!!!!!!

Olá Pêpa, o fanan gourmet foi o primeiro a aparecer, para lhe dizer que a apresentação feita é de fazer crescer a água na boca. Beijinhos com muito amor de Miraflores, onde a sereia se engasga cada vez que fala em vocês.... BD

10:02 AM  
Blogger Bluedog said...

Queridos: antes que me esqueça, a mãe da sereia pediu-me para vos dizer que vos manda um "beijinho especial", seja lá o que isso fôr (mas deve ser coisa boa...)BD

10:11 AM  
Blogger GoncaloCV said...

...-se ca fome!!!

3:45 AM  
Anonymous Anonymous said...

Olá,
A vossa amiga Catarina sugeriu-me o vosso blog antes da minha partida para o Brasil há 12 dias. Infelizmente, já estou de volta. Pelo meio, ficou o Porcão de Ipanema, muito bom, mas suplantado em preço e qualidade pelas churrascarias de Ribeirão Preto e Belô. Um azar no Bip-bip, uma noite de loucura na Lapa e o Gero de Ipanema, um dos melhores restaurantes que conheço.
Depois, São Paulo, Sampa para os amigos, G&T no Terraço Itália a preparar o jantar com vistas deslumbrantes, jantar no Santa Gula. Muito obrigado! Mesmo! Fantástico! Noite seguinte, jantar na Rua Amauri no Figueira, a não perder, e copos + copos no Skye Bar do Unique, Obrigado dji novo!
Da proxima vez, não percam o Famiglia Mancini no final da Rua Augusta.
Take care!
Boa Viagem!
Nuno

7:00 AM  

Post a Comment

<< Home